Fique ligado nas novidades do mercado

Inscreva-se em nosso site, todo mês nós vamos te mandar novidades quentinhas sobre design.

Assine

DESIGN UM ELEMENTO TRANSFORMADOR



O que é um elemento transformador? Para nós é alguma coisa que quando entra contato com outra gera uma terceira possibilidade.


Imagine algo bem simples: Quando o sabão entra em contato com a água ele gera espuma, a qual nos permite, por exemplo, lavar a louça da nossa casa. A água sozinha pode muito bem lavar as coisas, mas não é capaz de retirar toda a gordura acumulada no fundo da panela.


Podemos dizer que o design, nesse caso, foi o sabão, que nos deu uma nova perspectiva para a lavagem da louça. Claro que esse é um exemplo extremamente primário, mas serve muito bem para exemplificar nossa visão sobre o design.


Entrando no universo virtual, podemos dizer que o Youtube é uma terceira possibilidade. Tínhamos câmeras portáteis, pessoas querendo falar e internet, mas estas por si só não bastavam, era necessário um elemento transformador (e hoje, tem gente com câmera na mão e um quarto pouco iluminado que tem mais audiência que programas da Globo). Beleza, mas onde está o design nesse exemplo? Não é apenas no layout bacana e acessível do site, isso chama-se UI: User Interface, ou seja, a interface que está em contato com o usuário. O design está na capacidade de unir as necessidades de determinado público e transformá-las em um novo produto.


Hoje o Youtube tem mais de 1 bilhão de usuários por mês e em 2015 gerou 4 bilhões de dólares em receita. Tudo isso de graça. Qualquer um pode se cadastrar e falar o que quiser sem precisar pagar nada. Claro que falar é muito mais fácil do que fazer, mas o que queremos dizer aqui é que o design ajudou a derrubar barreiras. Aplicando as ferramentas e métricas de projeto é possível gerar inúmeras possibilidades.


Se você parar e pensar vai ver que tudo está mudando muito rápido. Hoje qualquer um pode conseguir, gratuitamente, financiamento para um projeto, basta criar uma conta em sites de crowdfunding, mostrar sua ideia e se ela for boa milhares de pessoas vão doar dinheiro para você fazer o que ama. Isso tudo tem a ver com design.


As pessoas já estão cansadas de coisas complexas, nós queremos fazer o que gostamos e de forma simples. Queremos abrir o celular e ter um carro disponível em minutos que nos atenda com confiança e prazer. Nós acreditamos que nisso o design é fundamental.


Se você tem uma empresa ou pensa em abrir uma é importante pensar qual será o seu elemento transformador. E para terminarmos esse post resolvemos mudar um pouquinho aquela velha frase e dizemos: Se não houver vento, use design.

VEJA O VÍDEO


  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
RSS Feed

FIQUE POR DENTRO