Fique ligado nas novidades do mercado

Inscreva-se em nosso site, todo mês nós vamos te mandar novidades quentinhas sobre design.

Assine

DESIGN, CUSTO OU INVESTIMENTO?


Quando o assunto envolve tirar dinheiro do nosso bolso para pagar alguma coisa é comum pensarmos: será que vale a pena? Qual o retorno disso? Quando o assunto é negócio então, nem se fala! Todo tipo de investimento tem que trazer retorno, se não trouxer, não faz sentido gastar dinheiro naquele projeto.


Porém é preciso tomar cuidado, as vezes por falta de afinidade ou até mesmo de conhecimento, muitas pessoas cometem o deslize de achar que projetos de design se enquadram no perfil de investimento que não traz retorno. Isso é um erro fatal em muitos negócios. Se você acompanha nosso blog ou já conhece o conceito principal por trás do design sabe que um projeto bem aplicado traz retornos que muitas vezes vão além do financeiro.


Uma pesquisa da S&P 500* de 2013 revelou que, nos últimos 10 anos, empresas que priorizaram liderança em design e recurso de inovação superaram as outras em cerca de 228%.


Não é apenas um bom produto que resolve tudo, é importante que o DNA do design esteja dentro da empresa e fortemente ligado a estratégia corporativa do seu negócio. A Nike é um bom exemplo disso, além de aumentar a sua renda anual em cerca de 13%, em 2014 ela alcançou o 7º lugar como empresa mais inovadora pela Fast Company.


Outro exemplo importante são os aplicativos bancários. Muitas pessoas tomam a decisão de mudar de banco pelo simples fato de que seu aplicativo mobile não apresenta uma boa usabilidade, tem interface confusa ou até demorada. O próprio mecanismo de busca orgânica do Google diminui a pontuação do seu site se você não tiver uma interface visualmente atrativa e adaptável a tablets e smartphones.


Esses são pequenos exemplos que mostram a importância e a alta taxa de retorno que um bom projeto de design pode trazer para sua empresa. Claro que existem outros e nós falaremos deles nos próximos conteúdos do nosso blog.


E para encerrar nossa conversa de hoje, gostaríamos de deixar uma frase de Ralph Speth, CEO da Jaguar: "Se você acha que um bom design é caro, você deveria olhar para o custo de um projeto ruim."


Se você gostou desse conteúdo não esqueça de se cadastrar no nosso site, assim nós te manteremos sempre informado sobre as novidades do design.

#Dúvidasdedesign

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
RSS Feed

FIQUE POR DENTRO