Fique ligado nas novidades do mercado

Inscreva-se em nosso site, todo mês nós vamos te mandar novidades quentinhas sobre design.

Assine

TENDÊNCIAS QUE PODEM GERAR NEGÓCIO NO FUTURO


Bom, já sabemos como as marcas e produtoras de cinemas fazem para “adivinhar o futuro” agora, nesse capítulo, vamos dar uma de roteirista e simular como seria um filme futurista escrito nos dias de hoje. Mas calma, ele não tomará duas horas do seu tempo, no máximo quinze minutos que vão te fazer refletir sobre o que pode acontecer nos próximos 30 anos. Aproveitamos também para dizer que isso não surgiu aleatoriamente, são estudos feitos pelos mais importantes futuristas do mundo e nós resumimos alguns para você ficar pode dentro do assunto.

IMPRESSORAS 3D

Vamos começar devagar, falando de impressora 3D, uma tecnologia já existente e que provavelmente você já ouviu falar. Mas o que você conhece é apenas uma pequena parte desse mundo novo que está por vir, a tecnologia de impressão 3D está começando sua jornada e nos próximos anos ainda vai gerar muitos negócios inovadores.

Até o final da década, é grande a chance de vermos essas impressoras dividindo o espaço nas prateleiras com as convencionais, que imprimem papel. Isso porque os fabricantes estudam formas de reduzir drasticamente o seu preço, tornando-as itens que usaremos no dia-a-dia. Este fato possibilitaria por exemplo que muitos produtos nem se quer precisassem ser produzidos para venda. Nós entraríamos em um site, escolheríamos o que nos agrada e na nossa casa a impressora começaria automaticamente a fabricar nosso produto.

Até mesmo a rede de fast foods precisaria se adaptar. Poderiam ter totens nas ruas que imprimiriam nossa própria comida, tecnologia essa que já está sendo implantada pela Natural Machines. A Foodini é capaz de imprimir comida, igualmente ou até mais saudáveis do que as naturais, visto que sua impressão é feita com os nutrientes que quisermos.

Fonte: Naturalmachines

E ai, como você acha que seria comer uma bela picanha grelhada, comprada através do seu tablet e impresso em sua impressora 3D? Tudo isso enquanto você brinca no jardim com as crianças. Bom, ainda não sabemos, mas uma coisa é certa: seria uma mão na roda pra quem não gosta de cozinhar

CARROS NÃO TRIPULADOS

Empresas como a Google, Telsa e Apple, já começaram o seu movimento em direção aos carros não tripulados. Claro que ainda não vemos esses automóveis nas ruas, porque são apenas protótipos e custam muito dinheiro, mas pesquisadores estimam que até 2030 esses modelos estarão popularizados. Imagine você, através de um aplicativo similar ao Uber, chamando seu carro que viria tranquilamente até você, sem ninguém dentro. Você digitaria o seu local por meio do Google Maps e dentro de alguns instantes ele chega no destino programado.

Fonte: Google

Agora imagine as possibilidades de negócio que isso geraria, ou melhor, gera. Existem empresas como o Nubank, Bitcoin e tantos outros negócios de pagamentos digitais que já previram isso há muito tempo e estão começando seus negócios do futuro. Talvez seja sua hora de começar também.

REALIDADE VIRTUAL

Não pense que isso é apenas para gamers e adeptos de jogos online, estamos falando literalmente de uma nova realidade que vai acontecer virtualmente. Quando isso acontecer vai ser possível viver digitalmente, será possível comprar e vender coisas virtuais, como já acontece hoje, mas em uma escala muito maior. Os óculos de realidade virtual serão conectados com nossas roupas transmitindo ao nosso cérebro todas as sensações vividas durante uma viagem no espaço por meio de um foguete de navegação totalmente virtual. Será possível ter a sensação de tocar algo do outro lado do mundo sem que estejamos lá.

Esse será um grande avanço para a medicina, afinal, médicos poderão fazer suas cirurgias de qualquer lugar do mundo sem precisar deslocar-se por horas dentro de um avião.

Fonte: Casamais 360

Não sabemos ao certo quando isso vai estar implantado, mas sabemos que vai acontecer e precisamos estar preparados para nos adaptar ao novo mundo.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E, aos nossos olhos, a mais fantástica de todas as tendências para o futuro é a chamada IA (Inteligência Artificial). Esta é basicamente o nosso modelo mental reproduzido através de um computador, o qual seria capaz de aprender, tomar decisões e até mesmo desenvolver sentimentos. Parece loucura, mas aos poucos ela já está acontecendo, nós estamos cercados de IA’s.

Um exemplo muito bacana é a Cortana, lançada recentemente pela Microsoft. Essa tecnologia é similar a Siri da Apple, ambas são capazes de conversar virtualmente com o usuário, respondendo questões, fazendo buscas na web e até mesmo realizando tarefas, ambas estão ainda em um processo inicial, mas no futuro prometem ser uma plataforma completa de interação com o usuário, uma espécie de assessor pessoal, o que mudaria totalmente nossa forma de interação atual.

Cientistas dizem que chegará um momento em que todas as pessoas do mundo estarão conectadas por meio de pequenos chips implantados em nosso cérebro, transformando a população em um grande sistema de computadores. Claro que existem controvérsias e nem tudo que se diz é verdade, mas é importante conhecermos, afinal, o pior inimigo que um homem pode ter é a falta de conhecimento.

Fonte: Channel4

Na séria Humans é possível ter uma visão mais ampla sobre o que pode acontecer no futuro da IA, claro que existe muito chão pela frente até estarmos com um assistente virtual em nossas casas, mas acreditamos que esse seria o maior feito da humanidade.

E a Ozório não fica de fora, no projeto DNS10, um conceito de aeronave de resgate e transporte aeromédico, nós utilizamos a IA como auxiliar nas operações de resgate, identificando traumas, aplicando medicação e gerando automaticamente o relatório do paciente. Essas informações seriam enviadas ao hospital permitindo que os médicos ficassem a par da situação e preparassem todo o procedimento antes mesmo do paciente chegar.

Não seria possível elencar todas as tendências que estão por vir, até porque surgem novas a cada dia, mas o objetivo é mostrar que o mundo está se renovando e se você quer acompanhar é preciso conhecer o amanhã.


  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
RSS Feed

FIQUE POR DENTRO