Fique ligado nas novidades do mercado

Inscreva-se em nosso site, todo mês nós vamos te mandar novidades quentinhas sobre design.

Assine

COMO O DESIGN PODE AJUDAR SUA MARCA A ALCANÇAR O FUTURO


Nós já vimos que o conceito de futurismo traz muitas vantagens competitivas para os negócios, entendemos como ele funciona e ficamos por dentro do que pode acontecer nos próximos anos. Mas agora chegou a melhor parte: vamos te mostrar como o design pode potencializar esses resultados e fazer com que sua marca alcance o futuro.

Caso você ainda não saiba o que é design, vale a pena dar uma olhada em nossos posts sobre o assunto lá nós mostramos tudo o que você precisa saber sobre o termo. Mas se você não quiser ir até lá, nós podemos resumir dizendo que design é um elemento transformador; uma junção de metodologias projetuais que busca otimizar experiências e gerar melhores resultados para as pessoas e seus negócios.

Não é segredo que utilizando o conceito de design dentro das empresas é possível alcançar enormes resultados, como mostra a pesquisa da S&P 500*. Ela revela que nos últimos 10 anos, empresas que priorizaram liderança em design e recurso de inovação superaram as outras, em diversos aspectos, em cerca de 228%. Imagine então, unir essas duas perspectivas priorizadas e olhar para o amanhã com um pensamento de design. É praticamente a receita do sucesso.

Claro que falar é mais fácil do que fazer, mas nosso objetivo aqui é te ajudar, mostrar o caminho das pedras para que você possa trilhar sua rota. Investir em design não é apenas contratar um escritório para refazer sua logo ou criar um produto novo totalmente moderno e bem desenhado. Um bom projeto de design vai além, é preciso pensar a longo prazo e fazer dele uma ferramenta estratégica para sua empresa.

Para te ajudar nós desenvolvemos um modelo de trabalho que vai auxiliar nesse nova jornada.

1 Um bom projeto de design é aquele que está no DNA da sua marca, e não apenas nos produtos que ela oferece. O modelo acima sugere algumas das principais etapas que esse processo de gestão empresarial requer. Partindo do início, é preciso parar e repensar sua essência, reavaliar sua oferta e ver se sua marca está realmente falando aquilo que o futuro quer ouvir.

2 Depois de ter passado pelo primeiro estágio é preciso planejar e é aqui que sua marca ganha força. Nessa etapa nós conhecemos a fundo seu verdadeiro público alvo, entendemos o mercado através de tendências comportamentais e analisando a concorrência. Tudo isso nos ajuda a definir metas e montar uma estratégia campeã. É nessa etapa que podemos aplicar o conceito de design futurista, saindo na frente e dizendo como será o futuro dos negócios no seu segmento de mercado.

3 Agora que já temos o plano bem definido precisamos gerar uma oferta. Essa etapa tem diversos níveis e pode ser conservadora ou arrojada, isso vai variar de acordo com o perfil do seu negócio. Aqui será preciso desenhar possíveis cenários, imaginando o futuro e como as pessoas se comportarão daqui alguns anos. Isso abre nossa mente para gerar conceitos, fazer questionamentos e pedir a opinião de todos os envolvidos nos projeto, principalmente do público alvo.

4 Por último é feito um protótipo, o projeto é levado a campo, testado e reavaliado. Nessa etapa também são realizados os possíveis ajustes que surgirão, o projeto é testando novamente e se estiver tudo certo você mostra sua ideia ao mundo.

É importante lembrar que o processo não acaba aqui, é preciso estar sempre observando o comportamento do seu público e o desempenho da sua ideia. Assim como a tecnologia, seu negócio também precisa evoluir a passos exponenciais. Esse é um pequeno pedaço do que nós fazemos aqui na Ozório, mas acreditamos que pode te ajudar muito, caso você queira ir além e conhecer mais sobre design e o processo de design futurista por favor nos contate.


  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
RSS Feed

FIQUE POR DENTRO